Serviços

Parto Domiciliar Planejado


 A escolha pelo tipo e local de parto é uma decisão da mulher e dos familiares, cabe a equipe avaliar se o parto poderá continuar no domicilio ou se há indicação de remoção para o hospital, com o objetivo de garantir um parto mais saudável e seguro.

No parto domiciliar planejado, toda atenção é dedicada à mãe e ao recém nascido, diferenciado ao atendimento hospitalar, de acordo com cada escolha, o perfume, a música preferida e a alimentação, rodeado por familiares e amigos. Um acontecimento sem traumas ou frustrações.

“A Lei nº 7.498/86, de 25 de Junho de 1986, do COREN do DF, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem citado no Artigo 11º, no inciso II do Art. 6º que o enfermeiro obstetra além de exercer todas as atividades de Enfermagem, compete-lhe exclusivamente, a assistência a parturiente, acompanhamento da evolução do trabalho de parto, execução do parto normal de baixo risco, identificação de distócias obstétricas com tomada de decisão até a chegada do médico, sendo permitida a realização da episiotomia e episiorrafia.”

 

“Para a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1996), os enfermeiros obstetras/obstetrizes são os profissionais mais apropriados para o acompanhamento das gestações e partos normais.”

“Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer” Michel Odent

 

ACOMPANHAMENTO PRÉ HOSPITALAR

Respeitamos a opção da mulher em parir no hospital, criamos em sua casa um ambiente acolhedor, através da promoção de técnicas não-farmacológicas de alívio da dor, como massagens, exercícios com a bola de Bobath, posicionamentos alternativos, controles da respiração banhos mornos de aspersão ou imersão, compressas quentes entre outras.

Avaliamos e conduzimos todo o trabalho de parto de risco habitual, através de ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF), avaliação da dinâmica uterina (DU), observamos aspecto e coloração do liquido amniótico em caso de bolsa rota, indicando o melhor momento de encaminhá-la ao hospital sem ansiedade e sem estresse. Evitando práticas intervencionistas desnecessárias.


 

PRÉ NATAL DOMICILIAR

O Pré-Natal é importante na prevenção precoce de patologias tanto materna como fetal, pois permite avaliar o desenvolvimento fetal e os riscos gestacionais. Tem ainda por objetivo, promover a compreensão de todo processo da gestação.


ORIENTAÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe; trata-se de um alimento completo que já vem na temperatura adequada. Estaremos lado á lado as suas expectativas e anseios.


 

CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO

A rotina de toda casa muda com a chegada de um bebê e isto inspira cuidados especiais por se tratar de tarefas árduas, principalmente para os pais de primeira viagem. Orientamos as mamães nos momentos de maior atenção com os curativos do coto umbilical; troca de fraldas e os primeiros banhos.


 

APOIO DE DOULAS

Doula não é parteira, não realiza nenhum procedimento obstétrico. Sua assistência é o apoio físico e emocional à mulher grávida e seu acompanhante durante todo o trabalho de parto, promovendo técnicas não-farmacológicas de alívio da dor, como massagens, exercícios com a bola, posicionamentos alternativos, controles da respiração banhos mornos de aspersão ou imersão, compressas quentes entre outras técnicas… Em casa ou no hospital um apoio que jamais será esquecido.

 

EDUCAÇÃO PERINATAL

Trata-se de um processo de preparação que acolhe não somente a mulher grávida, mas o parceiro e toda a família, através da busca pelas informações sobre os aspectos físicos e emocionais da gestação, o parto, o pós-parto e os cuidados com o recém nascido.



 

RODAS DE CONVERSA ABERTAS E GRATUITAS

As rodas para mulheres grávidas são um instrumento de suporte físico e emocional para as pessoas que vivenciam um ciclo gravídico-puerperal, atuando de forma indireta ela fornece informações ás mulheres e familiares para que através do conhecimento tenham domínio sobre o seu próprio corpo aceitando o parto como um evento único e individual.


 


PALESTRAS PARA MULHERES GRÁVIDAS, ESTUDANTES E PROFISSIONAIS

Baseados em evidências científicas e dinâmicas, abrangendo os seguintes temas:

  •  Humanização da assistência na gestação, parto e pós-parto
  •  Direito ao acompanhante no pré parto, intra parto e pós parto (Lei Federal nº11.108, de 7 de abril de 2005)
  •  Medos e mitos do parto
  •  Fisiologia do parto
  • Tipos e locais de parto
  • Técnicas não farmacológicas para alívio da dor
  • Indicações de cirurgia cesárea
  • Pós-Parto: Promoção do vínculo mãe e filho
  • Cuidados com o recém-nascido
  • Amamentação: medos, mitos e dificuldades
  • Amamentação exclusiva e trabalho: suas possibilidades
  • Uso do Sling dentre outros.

Terapias alternativas

Pintura de Barriga

 A Ecografia Natural é uma técnica de desenho do bebê no útero, na maioria das vezes representa as condições reais da criança. Muito solicitado em Chá de fraldas ou ensaio fotográfico. Recomendado a partir de 30 semanas.


Escalda pés

Técnica de relaxamento muito antiga, através da imersão dos pés em água aquecida, com adição de plantas,óleos essenciais naturais e sais, gera uma intensa sensação de bem estar.


Barra de Acess Conciousness

Técnica que permite a liberação de todos os pontos de vista limitantes, passando a ser mais consciente e ter maior abertura para novas possibilidades. Indicações: Depressão; Dores; Perturbações mentais; Inquietações; Desorganização financeira; Problemas sexuais; Síndromes psicológicas; Dentre outros.